Brincadeiras Infantis ( Parte IV )



► Batata quente



Para não “morrer” com a bola na mão, as crianças precisam se concentrar e coordenar os movimentos ao ritmo da fala.



- IDADE:A partir de 5 anos



- LOCAL: Pátio.



- MATERIAL: Bola



- PARTICIPANTES: No mínimo três



- COMO BRINCAR: O grupo fica em círculo, sentado ou em pé. Uma criança fica fora da roda, de costas ou com os olhos vendados, dizendo a frase: “Batata quente, quente, quente... queimou!” Enquanto isso, os demais vão passando a bola de mão em mão até ouvirem a palavra “queimou”. Quem estiver com a bola nesse momento sai da roda. Ganha o último que sobrar..

- Uma opção é pedir para as crianças mudarem o ritmo com que dizem a frase. As que estão na roda têm de passar a bola de mão em mão mais rápido ou devagar, conforme a fala.



► Se eu fosse você

Aqui os alunos soltam a imaginação dizendo o que gostariam de ser.



- IDADE: A partir de 7 anos.



- O QUE DESENVOLVE: Identidade.



- MATERIAL: Perguntas escritas em um papel e lápis ou caneta.



- ORGANIZAÇÃO: As crianças ficam em duplas.



- COMO BRINCAR: Uma das crianças de cada dupla inicia fazendo perguntas ao colega.

Se você fosse uma fruta, seria... Se você fosse um filme, uma música, um brinquedo, um lugar, uma roupa, uma palavra...

Ela anota as respostas e pergunta o porquê. Depois, quem fez a entrevista responde às questões do colega. Terminada essa etapa, a turma forma uma roda e conta aos demais o que descobriu sobre o amigo. A brincadeira termina quando todos falarem.



► Caixinha de surpresa



- IDADE : Apartir de 7 anos.



- O QUE DESENVOLVE: Expressão de sentimentos.



- MATERIAL: Uma caixa, tiras de papel, canetas, um aparelho de som e fitas cassete ou CDs.

- ORGANIZAÇÃO : Os alunos ficam em círculo, sentados ou em pé.



- COMO BRINCAR: Elabore tarefas com as crianças. Por exemplo: abraçar todos os colegas, cantar uma música, contar um causo. Escreva cada uma em uma tira de papel e ponha em uma caixa, que deve ficar na mão de uma criança. Fique de costas para o círculo de alunos e coloque uma música. Enquanto isso, a caixa passa de mão em mão. Quando você desligar ou abaixar o som, quem estiver com a caixa sorteia um papel e cumpre a tarefa que está escrita nele.



► Jogo dos rótulos

Um é exibido, outro é engraçado. Será mesmo possível classificar os colegas assim?

- IDADE:A partir de 7 anos.



- O QUE DESENVOLVE: Trabalho em grupo.



- MATERIAL: Rótulos (feitos pelo professor) e fita adesiva.



- ORGANIZAÇÃO: As crianças andam livremente pela classe.



- COMO BRINCAR: Os alunos se organizam em roda e fecham os olhos. Enquanto isso, você fixa um rótulo na testa de cada um (Sou surdo. Grite! / Sou engraçado. Sorria. / Sou indeciso. Diga-me o que fazer. / Sou poderoso. Respeite-me. / Sei tudo. Pergunte-me. / Sou antipático. Evite-me.). Ao seu sinal, eles abrem os olhos e começam a andar pela sala. Quando encontram um colega, lêem (mas não dizem) o que está escrito em sua testa e agem de acordo com as instruções. Por exemplo, se a criança lê “Sou prepotente. Tenha medo!”, ela deve expressar receio e fugir desse colega. Depois de um tempo, quando todos olharam os rótulos dos colegas, formam uma nova roda. Pergunte se cada aluno descobriu o que estava escrito em sua testa. Em seguida, eles conferem se acertaram. Incentive cada um a contar como se sentiu e, depois, peça às crianças para comparar a experiência que viveram com situações reais. Pergunte se elas costumam “rotular” os colegas ou acham que são rotuladas.



► Passa bola

Ninguém pode tocar na bola, que passa de uma criança para outra com a ajuda de um “copinho”.



- IDADE: A partir de 6 anos.



- O QUE DESENVOLVE: Coordenação visual e motora e noção de distância.



- COMO FAZER: Corte uma garrafa PET ao meio. Você vai utilizar apenas o lado em que fica a tampa, pois é mais fácil para a criança segurar. Pinte a tampinha e a borda do suporte com tinta acrílica ou encape com plástico adesivo colorido. Essa marcação facilita a visualização se a garrafa for transparente. Faça a bola recheando uma meia com jornal. Para fechá-la, fixe a ponta com cola para tecido ou costure.



- COMO BRINCAR: O objetivo é jogar a bola com um suporte sem deixá-la cair no chão. Se a criança for brincar sozinha, segura um suporte em cada mão e joga a bolinha de um lado para o outro. Em grupo, organize os alunos em roda ou em fileiras e dê um “copinho” para cada um. Um deles inicia a brincadeira jogando a bola para um colega, que vai pegá-la com o “copinho” e jogá-la para outro.



► Quatro cores

O azul não se encosta ao azul, o verde não se encosta ao verde. Com esse jogo, a turma aprende a planejar e a corrigir.



- IDADE: A partir de quatro anos.



- O QUE DESENVOLVE: Capacidade de planejamento e de análise de erros e coordenação motora.



- COMO FAZER: Em uma folha de papel, faça o contorno de uma figura qualquer - um objeto, um animal ou uma forma geométrica. Divida-a aleatoriamente. Para os pequenos de quatro a seis anos e para os iniciantes de 7 a 10, faça até dez subdivisões para não dificultar muito. Quando sentir que os alunos maiores já dominam a atividade, aumente as subdivisões ou deixe que criem as próprias figuras.



- COMO JOGAR: O jogo é individual. Cada aluno recebe quatro canetas hidrocor ou lápis de cores diferentes e a folha com a figura desenhada. Os pequenos podem trabalhar com giz de cera grosso, pintura a dedo e colagem de papéis ou de tecidos. O objetivo é colorir a figura usando as quatro cores sem deixar regiões vizinhas da mesma cor. Áreas limitadas pelo vértice podem ter tonalidades iguais. Se a criança não conseguir completar a figura, dê a ela a oportunidade de repintar algumas áreas.



- VARIAÇÃO: É possível trabalhar em duplas. As crianças têm de encontrar juntas uma solução para o desafio.



► Morto-Vivo

- IDADE: Apartir dos 4 anos



- MATERIAL : Nenhum



- ATIVIDADE: O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar: MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar: VIVO eles devem se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam, quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.



- OBJETIVO:

- Integrar a sala;

- Observação;

- Atenção;

- Agilidade;

- Percepção auditiva;

- Reflexos rápidos.



► Dança da cadeira



Você precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando.Por exemplo, se forem 5 crinças, deve-se ter 4 cadeiras.

Coloque uma música animada,as crianças andam dançado ao redor das cadeiras,quando a música parar elas devem correr e tentar sentar,quem não conseguir, sai da brincadeira.

Conforme as crianças vão saindo,deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira,ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.



► Alguém muito especial

- IDADE: 3 a 8 anos



- MATERIAL: Nenhum



- ATIVIDADE:

O professor deverá pedir para uma criança pensar em uma profissão e dizer uma das características da mesma, por exemplo: Estou pensando em uma pessoa que recolhe o lixo ? As crianças tentarão adivinhar qual será essa profissão, se não acertarem com a dica, poderá ser dada mais uma, a criança que acertar ganhará um ponto, a que arriscar e errar pagará uma prenda. Ganhará aquele que tiver mais pontos.



- OBJETIVO:

- Integrar o grupo;

- Atenção;

- Linguagem oral;

- Conhecimento de diversas profissões e sua utilidade.



► Alvo Surpresa

- IDADE: 8 a 10 anos



- MATERIAL: Bola



- ATIVIDADE: O condutor forma um círculo, dá a bola a um jogador que terá que arremessar a bola com rapidez e em qualquer direção, os outros jogadores devem ficar atentos para não serem pegos de surpresa , pois, o jogador que não pegar a bola pagará uma prenda e somente depois voltará ao jogo.



- OBJETIVO:

- Integrar o grupo;

- Rapidez;

- Agilidade;

- Atenção;

- Precisão no arremesso;

- Coordenação;

- Domínio de si mesmo.



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