► Cabra Cega
O escolhido deve ficar com os olhos vendados. Para isso, é preciso amarrar na altura dos olhos um lenço, uma faixa, um pano grande ou qualquer outro tecido que o impeça de ver.
Vocês devem fazer o seguinte diálogo:
TODOS - Cabra-cega, de onde vieste?
CABRA-CEGA - Do quartel.
TODOS - O que trouxeste: ouro ou prata?
CABRA-CEGA - Prata.
TODOS - Coma casca de barata!
Depois disso, um de vocês dá uma batida na cabra-cega e diz: "Vai procurar quem te bateu!". Então, todos correm e a cabra-cega tenta pegá-los. O primeiro que for pego será a cabra-cega na próxima vez.
► Corre Cotia
Escolha uma pessoa para ser o corredor. Enquanto ele anda do lado de fora do círculo com um lenço na mão, todos cantam: "Corre-cotia na casa da tia. Corre cipó na casa da vó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu do meu coração".
Em seguida, vocês devem fazer o seguinte diálogo:
CORREDOR - Pode jogar?
TODOS - Pode, sim.
CORREDOR - Ninguém vai olhar?
TODOS - Não!
Ao dizer "Não!", todos devem abaixar a cabeça, tampando os olhos.
O corredor coloca o lencinho atrás de uma criança que está sentada e continua andando.
Cada criança da roda deve verificar se o lenço foi deixado atrás de si logo após a passagem do corredor. Quem estiver com o lenço deve segurá-lo e , por fora do círculo, tentar pegar o corredor. Este tenta chegar e sentar-se no local de onde saiu a criança com o lenço. Veja a figura ao lado.
A brincadeira recomeça com aquele que ficou de pé ou com o mesmo corredor, caso ele tenha sido pego.
► Esconde-esconde
Esta é uma brincadeira legal que deve ser feita ao ar livre. Jardins, praças e parques são lugares ideais, porque neles pode-se descobrir muitos esconderijos. Outra coisa gostosa do esconde-esconde é que a gente pode brincar com poucos ou muitos amigos.
Para começar, é preciso escolher quem vai ser o pegador e onde será o pique. Esse lugar pode ser uma árvore ou uma parede.
O pegador fica de olhos fechados e, com o rosto encostado no pique, deve contar de 1 até 30 enquanto as outras crianças se escondem. Após a contagem, o pegador sai procurando quem está escondido. Caso encontre alguém, ele retorna ao pique, bate três vezes, diz "Um, dois, três" e o nome da criança encontrada.
Enquanto isso, quem está escondido tem de chegar até o pique antes do pegador. Chegando lá, bate três vezes com a mão e diz "Um, dois, três, salva". Isso quer dizer que ele não pode mais ser pego.
O primeiro que for encontrado será o próximo pegador, mas, se o último que estiver escondido chegar ao pique e bater três vezes dizendo "Um, dois, três, salva todos", a brincadeira recomeça com o mesmo pegador.
► O Pulo da Chegada
Primeiro, faça dois riscos no chão conforme o desenho ao lado. Um deles será a linha de partida e o outro a linha de chegada. Depois, todas as crianças devem ir para trás da linha de partida e formar duas fileiras com o mesmo número de participantes. Cada criança deve segurar firme na cintura de quem estiver a sua frente. Peçam para alguém ser o juiz. Ele dará o sinal - que pode ser um apito ou um grito - para começar a brincadeira. As crianças que estão em fila devem dar grandes pulos para a frente. A fileira não pode se romper e o pulo não pode acontecer antes do sinal. Caso isso aconteça, a fileira deve voltar à linha de partida e recomeçar seu percurso. Vence a equipe que alcançar a linha de chegada primeiro.OBS: Caso haja muitas crianças para brincar, façam mais de duas fileiras, mas todas com o mesmo número de participantes.
► Pega-pega
Tome fôlego para correr bastante!
Reuna sua turma e comece a brincadeira.
A primeira coisa a fazer é escolher alguém para ser o pegador e um lugar para ser o pique.
O pegador corre atrás de todos os participantes para tentar pegar alguém.
► Quente e frio
Conforme a criança vai andando, o líder vai dando pistas. Por exemplo, se a criança estiver mais ou menos perto do objeto, o líder diz: "Está quente". Se estiver muito perto, ele diz: "Está fervendo!". Se a criança estiver longe, o líder diz: "Está frio" e se estiver muito longe, ele diz: "Está congelando!"
Vence quem encontrar o objeto.
► Peteca
Para jogar peteca, vocês precisam escolher um espaço e dividi-lo ao meio com um traço no chão. As crianças devem ser divididas em duas equipes, sendo que cada grupo fica com um lado do campo.
Um time não pode invadir o campo do outro nem pisar na linha que separa os dois lados.
Os integrantes de um grupo devem bater na base da peteca com a palma da mão, tentando fazê-la cair no chão do time adversário. Se isso acontecer, o grupo marca um ponto. Mas, se a peteca cair fora do campo, ninguém marca. No final, ganha o jogo a equipe que pontuar mais.
► Jogo da Bexiga
Essa brincadeira é muito divertida para se fazer na praia ou em algum lugar onde possa cair água.
Façam uma roda e encham bexigas com água.
As crianças devem ir passando a bexiga bem rápido para o colega que estiver do lado direito, este deve pegar a bexiga com cuidado para que ela não estoure.
Quem estourar a bexiga sai do jogo. A brincadeira continua até que sobre uma criança, que é a vencedora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário