O que trabalhar com crianças do Berçário (0 a 2 anos)







Brincadeiras: Brincadeiras para crianças pequenas.

Berçário (0 a 2 anos)



♥ OBJETIVO:



Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psíquicossociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional.

Desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e do movimento.




♥ ATIVIDADES:



· Estimulação tátil (acariciando o bebê sempre que possível e conversas diárias).



· Estimulação visual, através de objetos coloridos, que permitam o manuseio com as mãos e a boca.



· Estimulação de movimentos como se arrastar, engatinhar para buscar um objeto



. Incentivar também o andar, segurando-o com as mãos.



· Estimulação verbal conversando com a criança todo o tempo, brincando e sorrindo.



· Introdução de alimentos com a paciência do professor, pois a adaptação nem sempre é fácil.



· Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário.



· Banhos agradáveis, acompanhados de conversas e músicas.



· Músicas gestuais e cantigas de roda (sentados).



· Exercícios com bolas e brinquedos de encaixe, quando a criança apresentar maturidade.



· Incentivo a fala.



· Imposição de limites, dizendo não, toda vez que a criança colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.






♥ ETAPAS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL:





► Com 01 mês:



· Levanta o queixo.



· Mantêm as mãos fechadas.



· Olha indefinitivamente



. Olha o rosto das pessoas que o observam.



· Fixa o olhar na luz.



· Emite sons guturais.








► Com 02 meses:



· Levanta o tórax.



· Movimenta braços e pernas.



· Olhar acompanha objetos e pessoas em movimento.



· Sorriso social quando recebe atenção.



· Olhar se demora no horizonte.








► Com 03 meses:



· Rola da posição de lado para a de costas.



· Olha em todas as direções.



· Não fixa atenção por muito tempo.



· Tenta pegar objetos.



· Sorri.



· Emite sons de vogais.



· Sustenta a cabeça.








► Com 04 meses:



· Senta com apoio e mantêm a cabeça firme.



· Mãos abertas.



· Olha imediatamente um objeto que se move.



· Murmura e ri alto.



· Brinca com as mãos e roupas.



· Reconhece a mamadeira.



· Começa a levar objetos à boca.



· Tende a rolar.








► Com 05 meses:



· Quando sentado mantêm a cabeça ereta e firme.



· Se sentado, apanha objetos



· Reconhece as pessoas.



· Pode estranhar estranhos.



· Sorri ao se ver no espelho.



· Emite gritos.



· Preensão precária.








► Com 06 meses:



· Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver apoio.



· Gosta de balançar objetos.



· Agarra objetos com as mãos.



· Gosta de olhar no espelho.



· Estende os braços para os pais e pessoas que gosta.



· Quando deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca.








► Com 07 meses:





· Senta-se com apoio e permanece ereto por pouco tempo.



· Segura um objeto em cada mão.



· Passa objetos de uma mão para outra.



· Sacode chocalho.



· Vocaliza sons e escuta a própria voz.



· Brinca com os pés.



· Aceita alimentos sólidos e estranha pessoas não conhecidas.








► Com 08 meses:



· Sentado, permanece ereto, porém inseguro.



· Levanta-se com ajuda.



· Emite sons e parece gostar de ouvir a própria voz.



· Pronuncia sílabas simples.



· Morde e chupa os brinquedos.



· Busca com insistência os brinquedos fora de seu alcance.








► Com 09 meses:



· Pode começar a engatinhar.



· Senta-se firme sem apoiar.



· Explora e manipula objetos.



· Vocaliza sílabas repetidas.



· Troca sorrisos, atende ao seu nome e ao não.



· Leva à boca e morde tudo que apanha.



· Mantêm-se em pé apoiado.



· Come bolacha; segura a mamadeira.








► Com 10 meses:



· Permanece sentado firme por tempo indeterminado.



· Engatinha.



· Levanta-se sozinho com apoio.



· Começa a soltar os objetos.



· Vocaliza dá-dá, mã-mã, uma ou duas palavras.



· Faz adeus e bate palmas.



· Tende comer sem ajuda, com colher.



· Atende ao seu nome e ao não.



· Faz brincadeiras simples como esconde-esconde.








► Com 11 meses:



· Anda com ajuda.



· Pronuncia uma ou outra palavra.



· Compreende o som de algumas palavras.



· Repete palavras.



· Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.



· Bebe um pouco de água já da xícara.








►Com 12 a 15 meses:



· Começa a andar sozinho.



· Anda cambaleante.



· Gosta de atividades, de andar.



· Coopera ao vestir.



· Reconhece o nome de pessoas conhecidas.



· Quando se vê no espelho, vocaliza.



· Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.



· Repete algumas palavras.



· Fica de pé sozinha



. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida



. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.



· Solta facilmente



. Come sozinho, mas desperdiça boa quantidade



. Preensão palmar cruzada.



· Constância formal.



· Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).



· Pára de levar as coisas à boca.



· Primeira palavra pronunciada corretamente



. Não baba mais.



· Reage ao seu próprio nome



. Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.



· Estende as pernas quando esta sendo vestida.



· Emprega a mão dominante com mais freqüência.








► Com 15 a 18 meses:



· Caminha bem sozinho.



· Começa a correr, cambaleante.



· Senta-se sozinho em cadeira infantil.



· Sobe e desce com ajuda, ou sé engatinhando.



· Tem mímica muito expressiva.



· Esforça-se para chutar a bola.



· Desenha um traço.



· Vira folhas do livro: 2 ou 3 por vez.



· Gosta de puxar e empurrar brinquedos.



· Constrói uma torre com três cubos.



· Com só, deixando cair.



· Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando objetos.



· Mostra o nariz, os olhos, o cabelo.



· Imita varrer, ler jornal.



· Compreende ordens e pedidos simples.



· Pode iniciar uso do piniquinho.



· Começa a testar os limites que lhe são impostos



. Sobe escadas.



· Caminha com os pés separados.



· Bebe na caneca sozinha.



· Frases de uma palavra.



· Localiza rapidamente os sons



. Compreende algumas frases simples.



· Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo visual.








► Com 18 a 24 meses:



· Corre bem.



· Chuta a bola.



· Atira a bola com a mão.



· Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).



· Alinha cubos



. Vira páginas de uma a uma.



· Imita traços verticais e circulares.



· Coloca blocos em um tabuleiro, indiscriminadamente.



· Identifica 3 a 5 desenhos.



· Começa a cortar com tesoura.



· É demorado às refeições e ainda brinca com a comida.



· Abre armários, tira objetos das gavetas.



· Acompanha com gestos o que ouve e vê.



· Reconhece-se no espelho.



· Canta (atrapalhado).



· Dramatiza situações simples com bonecos.



· Negativismo acentuado.



· Tem senso de posse.



· Refere-se a si mesmo pelo nome.



· Veste peça simples.



· Compreende perguntas.



· Faz brincadeiras paralelas.



· Desce escada engatinhando para trás.



· Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão



. "Corre" desajeitadamente.



· Caminha lateralmente



. Caminha para trás



. Chuta uma bola



. "Salta" desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.



· Come com uma colher



. Arremessa, mais sem direção definida.



· Vira as figuras da maneira correta, de cabeça para cima.



· Imagina coisas que não pode ver.



· Ajuda a despir-se.



· Leva a mão a um lugar dolorido.



· Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe



. Repete sons.



· Frases de duas palavras.



· Compreende frases curtas



.Localiza sons em outra sala.



· Aponta para algumas partes do corpo.



· Consegue associar banheiro/defecação, banheiro/micção.






♥ OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:





Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.



Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.



Permitir que a criança seja independente.



Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.



Levar a criança a brincar com os outros do grupo.



Fazer com que a criança não fixe em um único colega.



Mantê-la ocupada



Levar a criança a participar das atividades de grupo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário