O que trabalhar com crianças do Maternal II (3 a 4 anos)





MATERNAL 2





♥ LINGUAGEM ORAL


♥ OBJETIVO




1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre).



3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.



4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.



5. Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.



6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.



7. Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.



8. Identificar e reconhecer as vogais.



9. Identificar o nome próprio e as letras do nome.




♥ CONTEÚDO




1. Eu (nome, idade, pais e colegas).
2. Coordenação motora.



3. Discriminação auditiva.



4. Discriminação visual.



5. Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).



6. Histórias e contos.



7. Memorização.



8. Vogais.



9. Nome próprio e letras do nome próprio.






♥ METODOLOGIA




1. Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.






2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.



3. Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.



4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.



5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.



6. Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.



7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.



8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.



9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.




♥ AVALIAÇÃO




Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.





MATEMÁTICA


♥ OBJETIVO



1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.



2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.



3. Estimular o uso do raciocínio da criança.



4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).



5. Nomear e identificar iguais e diferentes.



♥ CONTEÚDO


1. Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.






2. Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.





3. Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).





4. Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.





5. Nomear iguais e diferentes.





♥ METODOLOGIA


1. Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.






2. Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.





3. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.





4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.





5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.






CIÊNCIAS




♥ OBJETIVO


1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.






2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.





3. Estimulação dos 5 sentidos.





4. Estimular o cuidado com a natureza.





5. Nomear e reconhecer diferentes animais.





6. Discriminação entre liso e áspero.





7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.






♥ CONTEÚDO


1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).






2. Esquema corporal.





3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.





4. Horticultura e jardinagem.





5. Animais.





6. Texturas (liso e áspero).





7. Alimentos.




♥ METODOLOGIA


1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.






2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.





3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.





4. Plantação de mudas e flores.





5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.





6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.



7. Apresentação de alimentos.


ARTES




♥ OBJETIVO


1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.






2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.





3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.










♥ CONTEÚDO


1. Artes: desenho livre e pintura.





2. Sucata.





3. Argila e massinha.




♥ METODOLOGIA


1. Utilização de lápis, pincéis, cola, tesouras sem pontas.





2. Estimulando a criança através de elogios.






3. Material de sucata e criatividade do professor.





4. Apresentação de argila e massinha.






♥ OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS




1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.






2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.





3. Permitir que a criança seja independente.





4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.





5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.





6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.





7. Mantê-la ocupada.





8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário